quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Química Doce, Amarga e Perfumada

Como parte do Ciclo de Conferências do AIQ, a palestra “A Química doce, amarga e perfumada” terá como objetivo apresentar os aspectos das sensações de amargo e doce, além dos odores e suas relações com o desenvolvimento atual científico e tecnológico.

As sensações de amargo, doce e dos odores fazem parte do conjunto das percepções das plantas e dos animais. Para os seres humanos, elas são responsáveis por diversos momentos da vida, mas para os animais algumas dessas sensações representam a diferença entre a vida e a morte. Essas percepções são causadas por substâncias químicas naturais ou sintéticas que representam cadeias produtivas importantes para a economia dos países. Produtos naturais, como carboidratos, terpenos, fragrâncias, alcaloides e flavonoides, são utilizados in natura ou servem de inspiração para novos fármacos, adoçantes sintéticos, fragrâncias.
Conferencistas: Claudia Rezende (IQ-UFRJ, Rio de Janeiro), Vitor Ferreira (IQ-UFF, Niterói, RJ) e Ângelo da Cunha Pinto (IQ-UFRJ, Rio de Janeiro).

blog  AIQ (Ano Internacional da Química) Química para um mundo melhor
http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/aqui-tem-quimica/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!