segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Química dos Alimentos 4 / Agricultura Orgânica

Alimentação orgânica


Frutas cultivadas sem agrotóxicos.
Quando se fala em alimentação orgânica, a ideia que nos vem à mente é de frutas e verduras saudáveis, com aparência e sabor naturais. Mas se todo alimento é orgânico, por que esta denominação é usada somente para aqueles produzidos sem a adição de agrotóxicos? O nome surgiu da necessidade de diferenciar os produtos convencionais dos produzidos sem a adição de adubos químicos e conservantes.

Como tudo começou? No início, o cultivo orgânico se reservava apenas para a produção de hortaliças, mas atualmente abrange a produção de café, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e erva medicinal.

A produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano, esse aumento se justifica pela busca constante da população por uma alimentação mais saudável, livre de substâncias tóxicas.

E os benefícios não se limitam somente aos consumidores de produtos orgânicos, eles se estendem para as áreas de cultivo, é o que se conhece por plantio ecologicamente correto. As técnicas de produção orgânica incentivam a conservação do solo, preservação da água e redução de poluentes.

A maioria da safra de alimentos orgânicos produzida no Brasil tem seu destino na exportação. É verdade que esses alimentos possuem um preço mais elevado se comparados com outros. Mas se existir uma conscientização por parte dos consumidores, e estes passarem a comprar mais, automaticamente vai haver uma redução do preço final do produto.

Para saber se um alimento foi obtido pela produção orgânica, verifique o selo de certificação, ele é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico. O selo passou a ser obrigatório em virtude da Lei (aprovada em 2003) que regulamenta a produção e comercialização da agricultura orgânica no Brasil.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!