domingo, 21 de agosto de 2011

Reciclagem de Vidro - Como Funciona

Reciclagem de Vidro Hoje em dia, a reciclagem é um assunto muito comentado e que requer uma grande atenção, pois com ela podemos cuidar e preservar nosso planeta fazendo com que coisas que jogaríamos no lixo como papel, vidro possam ser reutilizadas.
Com a reciclagem podemos ter uma qualidade de vida melhor, diminuir a poluição do solo, água e ar, melhorar a produção de compostos orgânicos, prolongar a vida útil de aterros sanitários, entre outras coisas.
Todos os dias toneladas de lixos como papéis, plásticos, metais e vidros são jogados em lugares indevidos ou misturados e levados para os aterros, gerando assim cada vez mais poluição, então, no artigo de hoje iremos falar de um especial, que é o vidro.
Ele é um produto muito utilizado no dia-a-dia e um dos materiais mais antigos que conhecemos.
No Brasil em média 900 toneladas de embalagens de vidro são produzidas todos os anos.
Ele é feito a partir do calcário, barrilha, areia e feldspato e é um material infinitamente reciclável.
Antes de tudo é preciso separá-lo na hora de jogar fora para facilitar a reciclagem e não misturar com outros materiais e dessa forma fazer a coleta seletiva.

Reciclagem de vidros

A reciclagem do vidro é feita da seguinte forma:
  1. A primeira parte do processo de reciclar o vidro é separá-lo por cores e tipos
  2. Depois disso o vidro bruto é estocado em alguns tambores em seguida utiliza-se o eletroímã para separar os metais que podem gerar contaminação
  3. Após essa separação ele é lavado com água
  4. O vidro é triturado e encaminhado para uma peneira vibratória
  5. Ele irá passar por outro eletroímã, que irá fazer uma nova separação dos metais que ainda restaram nos cacos
  6. Depois ele é fundido em uma temperatura alta acima de 1300 ºC.
  7. Por fim o vidro é armazenado e usado para o abastecimento de vidrarias, que irá usá-lo para moldar e criar novas embalagens.
Depois disso ele poderá ser usado para formar novas garrafas, copos, frascos, vasilhas, pratos, cacos.


Reciclagem de Vidro


Podem ser usados também na criação de bijuterias, tintas reflexivas, espuma de fibra de vidro, sistemas de drenagens contra as enchentes, composição do asfalto, etc.
Por isso tenha em mente que precisamos cuidar do meio ambiente e apoiar a reciclagem para viver em um mundo melhor, pois matérias como o vidro não tem um tempo certo para se decomporem e se forem acumulando irão somente agravar a poluição do mundo.
Aqui no nosso país reciclamos 27,6% das embalagens de vidro e esse número tem que continuar crescendo, por isso temos que fazer a nossa parte!


Por Ana Burguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!