segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Química dos Alimentos 7



O nutriente é, portanto, uma substância ou constituinte alimentar que é absorvido e utilizado pelo organismo para manutenção da vida.
Chamamos nutriente orgânico a uma substância que contêm na sua composição, os seguintes elementos químicos: C (carbono), H (hidrogénio), e O (oxigénio). Os nutrientes minerais não possuem pelo menos, um destes elementos. Existem dois tipos principais de nutrientes relativamente à quantidade que são necessários no nosso organismo:
- Macronutrientes: proteínas, glícidos e lípidos (necessários em grande quantidade).
- Micronutrientes: vitaminas e sais minerais (em pequena quantidade).
Aos processos de transformação dos alimentos em substâncias químicas mais simples (nutrientes), à absorção dessas substâncias e ao seu transporte das mesmas até ás células denominamos de nutrição.
Os nutrientes podem ter uma: função plástica – desempenhada por proteínas, lípidos, água e sais minerais, que consiste na formação de novos tecidos no organismo ou crescimento e reparação dos já existentes; função reguladora – desempenhada por vitaminas, sais minerais e água, responsável pela manutenção de um equilíbrio perfeito dos processos metabólicos do nosso organismo; função energética – é desempenhada essencialmente pelos lípidos e glícidos, através desta função o organismo obtém a energia necessária às actividades quotidianas.

Fonte: www. pedropinto.com
Técnicas Laboratoriais de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!