domingo, 21 de agosto de 2011

Reciclando Embalagens

 


As embalagens são separadas de acordo com seus materiais.


A reciclagem de embalagens é uma atividade industrial que consiste em processar uma matéria-prima transformando-a em outra matéria-prima com maior valor agregado que posteriormente é usada como novo produto. Essa atividade está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e ambientais.

O Programa Brasileiro de Reciclagem tem por objetivo estimular a reciclagem de embalagens e torná-la mais abrangente e efetiva: os lixos urbanos contêm diferentes materiais, cada um precisa receber tratamento adequado quanto às suas propriedades. As embalagens que utilizamos para confinar produtos precisam passar por um processo de reciclagem, esse processo depende do tipo de material característico de cada embalagem. Conheça os mecanismos de reciclagem de alguns tipos de embalagens:

Embalagens plásticas rígidas: são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.

Embalagens de metal: podem ser facilmente recicladas, é só enviá-las aos pontos de coleta. Essas embalagens passam por uma prensagem e adquirem a forma de sucata metálica e em seguida são encaminhadas para as siderúrgicas. Ela pode ser utilizada para fabricar tarugos de aço que são empregados em construções civis.

No Brasil existem muitas siderúrgicas que compram a sucata mista metálica.

Embalagens de vidro: precisam receber uma lavagem adequada e em seguida passar por um processo de trituração. Nas unidades recicladoras as embalagens são separadas por cor (âmbar, verde e branco) e depois são aquecidas e fundidas a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo podem ser utilizadas novamente.

A importância da reciclagem é um assunto que deve ser discutido por todos, pois o lixo não pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, como acontece em países que não tem planejamento.

Confira o tempo de absorção de alguns materiais pela natureza:

Jornais: .......................................................2 a 6 semanas;

Embalagem de papel:..................................1 a 4 meses;

Pontas de cigarro:........................................2 anos;

Chicletes:.....................................................5 anos;

Nylon:..........................................................30 a 40 anos;

Latas de alumínio:........................................100 a 500 anos;

Pilhas:...........................................................100 a 500 anos;

Sacos e copos de plástico: ...........................200 a 450 anos;

Garrafas e frascos de vidro:..........................tempo indeterminado.


Por Líria Alves
Graduada em Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!