domingo, 21 de agosto de 2011

Efeito Estufa

Poluição



Decorações modernas-garrafas de vidro reciclado




Hoje os objetos reciclado faz parte de muitas decoraçoes de ambientes ,as garrafas de vidro faz parte de decoraçao super modernas deixando ambiente bem diferenciado.O mundo produz muitos objetos que podemos reciclar e ajudar nosso planeta .Com as garrafas de vidro você pode fazer lindos vasos de flor seja natural ou artificial .Você pode fazer decoraçao com vários tipo de garrafas de vidro .Os artesão transforma garrafas de vidro em  vários tipos de decoraçao podendo ser usado em todos os ambientes.Você pode usar a criatividade com objetos que você tem em casa transformado em uma decoraçao diferente e que custa muito menos que qualquer outro tipo de decoraçao,veja o que você pode fazer com garrafas de vidro que vocè tem ai na sua casa e que não usa para nada .










Por Andréia




Reciclagem de Vidro - Como Funciona

Reciclagem de Vidro Hoje em dia, a reciclagem é um assunto muito comentado e que requer uma grande atenção, pois com ela podemos cuidar e preservar nosso planeta fazendo com que coisas que jogaríamos no lixo como papel, vidro possam ser reutilizadas.
Com a reciclagem podemos ter uma qualidade de vida melhor, diminuir a poluição do solo, água e ar, melhorar a produção de compostos orgânicos, prolongar a vida útil de aterros sanitários, entre outras coisas.
Todos os dias toneladas de lixos como papéis, plásticos, metais e vidros são jogados em lugares indevidos ou misturados e levados para os aterros, gerando assim cada vez mais poluição, então, no artigo de hoje iremos falar de um especial, que é o vidro.
Ele é um produto muito utilizado no dia-a-dia e um dos materiais mais antigos que conhecemos.
No Brasil em média 900 toneladas de embalagens de vidro são produzidas todos os anos.
Ele é feito a partir do calcário, barrilha, areia e feldspato e é um material infinitamente reciclável.
Antes de tudo é preciso separá-lo na hora de jogar fora para facilitar a reciclagem e não misturar com outros materiais e dessa forma fazer a coleta seletiva.

Reciclagem de vidros

A reciclagem do vidro é feita da seguinte forma:
  1. A primeira parte do processo de reciclar o vidro é separá-lo por cores e tipos
  2. Depois disso o vidro bruto é estocado em alguns tambores em seguida utiliza-se o eletroímã para separar os metais que podem gerar contaminação
  3. Após essa separação ele é lavado com água
  4. O vidro é triturado e encaminhado para uma peneira vibratória
  5. Ele irá passar por outro eletroímã, que irá fazer uma nova separação dos metais que ainda restaram nos cacos
  6. Depois ele é fundido em uma temperatura alta acima de 1300 ºC.
  7. Por fim o vidro é armazenado e usado para o abastecimento de vidrarias, que irá usá-lo para moldar e criar novas embalagens.
Depois disso ele poderá ser usado para formar novas garrafas, copos, frascos, vasilhas, pratos, cacos.


Reciclagem de Vidro


Podem ser usados também na criação de bijuterias, tintas reflexivas, espuma de fibra de vidro, sistemas de drenagens contra as enchentes, composição do asfalto, etc.
Por isso tenha em mente que precisamos cuidar do meio ambiente e apoiar a reciclagem para viver em um mundo melhor, pois matérias como o vidro não tem um tempo certo para se decomporem e se forem acumulando irão somente agravar a poluição do mundo.
Aqui no nosso país reciclamos 27,6% das embalagens de vidro e esse número tem que continuar crescendo, por isso temos que fazer a nossa parte!


Por Ana Burguesa

Reciclagem de vidro

Símbolo universal para reciclagem de vidros


O vidro é obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas, e consequente resfriamento rápido da massa resultante até um estado sólido não cristalino.

Mas por que é tão importante reciclar este material?
O vidro, se descartado no ambiente não o polui, uma vez que seu material é inerte (não se degrada, não se desfaz). Mas se considerado o volume nos aterros sanitários, temos que concordar que o vidro é o campeão em entulhos, até por que não pode ser compactado como o papel, se feito isso se transforma em perigosos cacos cortantes. Resultado: o vidro pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, é o que ocorre em países que não tem planejamento.

A melhor alternativa para o lixo vítreo é a sua reciclagem, vejamos o porquê.
Um quilo de vidro quebrado dá origem a exatamente um quilo de vidro novo, e a maior vantagem é que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes.

Processo de reciclagem

O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. É uma verdadeira economia de energia e matéria-prima.

Atualmente estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado, a expectativa é que este número aumente. Para isso precisamos colaborar adquirindo o hábito de separar o lixo. Coloque os utensílios de vidro separados em caixas de papelão e encaminhe para a coleta seletiva de sua cidade.

Por Líria Alves
Graduada em Química



Reciclando Embalagens

 


As embalagens são separadas de acordo com seus materiais.


A reciclagem de embalagens é uma atividade industrial que consiste em processar uma matéria-prima transformando-a em outra matéria-prima com maior valor agregado que posteriormente é usada como novo produto. Essa atividade está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e ambientais.

O Programa Brasileiro de Reciclagem tem por objetivo estimular a reciclagem de embalagens e torná-la mais abrangente e efetiva: os lixos urbanos contêm diferentes materiais, cada um precisa receber tratamento adequado quanto às suas propriedades. As embalagens que utilizamos para confinar produtos precisam passar por um processo de reciclagem, esse processo depende do tipo de material característico de cada embalagem. Conheça os mecanismos de reciclagem de alguns tipos de embalagens:

Embalagens plásticas rígidas: são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.

Embalagens de metal: podem ser facilmente recicladas, é só enviá-las aos pontos de coleta. Essas embalagens passam por uma prensagem e adquirem a forma de sucata metálica e em seguida são encaminhadas para as siderúrgicas. Ela pode ser utilizada para fabricar tarugos de aço que são empregados em construções civis.

No Brasil existem muitas siderúrgicas que compram a sucata mista metálica.

Embalagens de vidro: precisam receber uma lavagem adequada e em seguida passar por um processo de trituração. Nas unidades recicladoras as embalagens são separadas por cor (âmbar, verde e branco) e depois são aquecidas e fundidas a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo podem ser utilizadas novamente.

A importância da reciclagem é um assunto que deve ser discutido por todos, pois o lixo não pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, como acontece em países que não tem planejamento.

Confira o tempo de absorção de alguns materiais pela natureza:

Jornais: .......................................................2 a 6 semanas;

Embalagem de papel:..................................1 a 4 meses;

Pontas de cigarro:........................................2 anos;

Chicletes:.....................................................5 anos;

Nylon:..........................................................30 a 40 anos;

Latas de alumínio:........................................100 a 500 anos;

Pilhas:...........................................................100 a 500 anos;

Sacos e copos de plástico: ...........................200 a 450 anos;

Garrafas e frascos de vidro:..........................tempo indeterminado.


Por Líria Alves
Graduada em Química

Química verde

Princípios da Química verde


Verde: a cor do respeito à natureza.

Os químicos cumprem o papel de estabelecer normas e princípios para a criação de processos mais limpos a serem seguidos durante a fabricação de produtos. A partir dessa necessidade que se instituiu a chamada “Química Verde”, cuja definição é:

Química Verde: projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.

Veja a seguir algumas das iniciativas a serem seguidas por Indústrias que queiram se adaptar a essa nova ideia:

• Solventes mais seguros: um bom reagente é aquele que realiza a função desejada e ao mesmo tempo não é tóxico. Infelizmente as reações geram, além do produto principal, subprodutos indesejados (resíduos poluentes).

• Escolha da matéria-prima: A seleção das substâncias a serem utilizadas no processo é um passo muito importante, a síntese de produtos menos tóxicos gera resíduos menos agressivos ao meio ambiente.

• Uso de fontes renováveis: optando por esse princípio, a Indústria estará contribuindo para a diminuição do volume de resíduos (limpeza) e ainda para a economia. É o que se conhece por reciclagem, onde a matéria-prima é reutilizada após seu uso. Reciclar o vidro, por exemplo, traz economia de energia. A fabricação do vidro a partir da sílica gera muitos gastos, o processo fica mais econômico se forem utilizadas as embalagens descartadas no lixo (copos, garrafas, pratos, etc.).

• Uso de catalisadores: na presença de um catalisador, a reação química ganha velocidade, gerando menos resíduos.

• Análise em tempo real: através de métodos analíticos em laboratório, os resíduos tóxicos são detectados assim que eles aparecem em meio ao processo. É um monitoramento de controle do processo para evitar a formação de substâncias nocivas.

• Prevenção de acidentes químicos: eles podem ser evitados através da escolha criteriosa da Metodologia, que deve diminuir a probabilidade de vazamentos, explosões e incêndios.




Por Líria Alves
Graduada em Química
http://www.brasilescola.com/imprimir/11605/

Química e o Meio Ambiente 4

Dessalinização da água



Purificar água do mar: solução para a sede mundial.

Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo.
Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema.

Então por que não transformar água salgada presente em abundância nestes locais em água doce? Esta é a ideia que pode solucionar este problema ambiental, vejamos os possíveis processos para a dessalinização da água:

Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

Observe a figura que ilustra o processo descrito acima:


1. A água salgada é retirada do mar e transferida para o tanque 1 (setas vermelhas);

2. A luz solar incidente (parte superior do tanque: indicada pelas setas brancas), faz com que a água salgada se evapore;

3. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação: o processo é representado pelas setas amarelas. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.

O processo é simples e barato, o grande problema é que os tanques ocupam extensas áreas e estas precisam receber iluminação solar satisfatória para que a evaporação ocorra com sucesso.

Osmose reversa:

Também conhecida como Osmose Inversa, é onde se exerce forte pressão em uma solução salina. Como o próprio nome já diz, esse processo é o inverso da osmose natural (passagem de uma substância pura para uma solução através de uma membrana semipermeável). Só que para dessalinizar a água é preciso que esta passagem ocorra inversamente: da solução (água e sal) para água pura. Não entendeu? É fácil! O processo consiste em realizar a passagem da água salgada por membranas de fibra oca. Estas fibras contêm poros microscópicos e todo o sal e impurezas presentes na água ficam retidas nestes pequenos poros.

Repare que, ao contrário da osmose comum, a reversa consiste na transferência de uma solução salgada para uma purificada. Este método é o que apresenta perspectivas para a solução da água, atualmente já existem usinas operantes no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Química e o Meio Ambiente 3

Carbono Zero


Símbolo da campanha.
Você já parou para pensar: se a gente não fizer nada pelo planeta, a geração futura não verá baleias, nem ursos polares e nem conhecerão as florestas.

A campanha do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas, ela existe para que pessoas e indústrias possam neutralizar a emissão de gases do efeito estufa. Para melhor entender, um exemplo:

O carbono zero é um tipo de crédito, se uma empresa queima X gases do efeito estufa durante seu processo de produção, ela deverá compensar o desequilíbrio neutralizando os outros X presentes na atmosfera, é uma espécie de balança ecológica.

Este projeto já é conhecido por empresas e escolas dos Estados Unidos e Europa. É claro que é difícil chegar a uma quantidade específica de poluentes emitidos pelas indústrias, talvez seja impossível chegar a uma equação matemática, mas o importante é que a conscientização garanta o equilíbrio da Terra.


 
Por Líria Alves
Graduada em Química
http://www.brasilescola.com/imprimir/9637/

Química e Meio Ambiente 2

O que fazer com pilhas usadas?

O que fazer com tanta pilha após seus períodos de uso? Sabemos que esses materiais são perigosos porque são ricos em metais pesados, e quando descartados podem deixar seus conteúdos expostos ao meio ambiente. O prejuízo não é momentâneo, ele se agrava por muitos anos, pois metais pesados são biocumulativos, ou seja, não são degradados pela natureza.

Siga os passos abaixo e previna um mal à humanidade:

• Não descarte pilhas usadas junto com o restante do lixo;

• Separe as pilhas em recipientes fechados;

• Procure o depósito apropriado para esse lixo ou envie ao fabricante.

Recipiente próprio para pilhas usadas.

Se em sua cidade não existem depósitos como este, escreva para o prefeito, e se for necessário para o deputado estadual, federal, enfim para alguém que possa exigir a implantação deste tipo de lixo.

Outro procedimento que ajuda a prevenir lixo tóxico em casa: Na hora de comprar brinquedos, evite os movidos à pilha.


Por Líria Alves
Graduada em Química
http://www.brasilescola.com/imprimir/116631/

Química e Meio Ambiente 1




IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA O MEIO AMBIENTE


A partir da década de 60 o mundo foi tomado por uma nova ordem. A informação transformou nosso planeta em um sistema único e cada vez mais integrado. Quando vimos a primeira fotografia do nosso planeta tirada de uma nave espacial, descobrimos que a Terra é azul, flutuando no espaço. Descobrimos também o perigo dos pesticidas, do lixo urbano e industrial e que nosso ar estava se tornando cada vez mais poluído. O modelo econômico, mostrava-se claramente sua capacidade de destruição do nosso Planeta. Além, disso a indústria química era vista como um mero transformador dos recursos naturais para o consumo humano sem se importar com os rejeitos impactantes ao meio ambiente.

Embora com toda a informação e discussão sobre as questões ambientais ainda ocorrem muita desinformação ou contra-informação, o que às vezes dificulta a escolha da melhor opção preventiva ou mesmo paliativa para o problema. Parte desta desinformação pode ser atribuída a um erro histórico dos químicos. Há quatro décadas, quando deixou-se a sociedade sem respostas quando se questionaram, por exemplo, os riscos inerentes ao uso do DDT, dos metais pesados e da emissão de gases causadores de efeito estufa, dentro outros. Vem dessa época também a disseminação de um sentimento de associar a química com o impactante, o nocivo, o sintético (não-natural).

Os avanços da química impactaram, por outro lado, em grandes benefícios para o ser humano, como mostra, no Brasil, os dados do recentes do IBGE. A expectativa de vida do brasileiro passou de 43,3 anos, na década de 50, para 68,1 aos em 1998. Para exemplificar alguns avanços da química: na área de saneamento ambiental e processos de desinfecção de água, ao aumento e diversificação da produtividade agrícola à custa de insumos químicos, bem como da bioquímica, que serve como base da medicina preventivas, desenvolvendo vacinas e novas drogas que aumentam a nossa longevidade. Assim em uma análise centrada em risco/benefício, os químicos podem se sentir muito à vontade para afirmar que suas contribuições têm sido crucial para a melhoria da qualidade de vida no planeta. No entanto, ainda há questões sem respostas, com por exemplo, qual a exatidão e magnitude do efeito estufa e quais suas consequências. Ou ainda, não se tem respostas sobre a toxicidade de todas as novas moléculas que são produzidas.
Cabe a todas as Disciplinas de estudo promover a qualidade de vida de toda a humanidade e respeitando e preservando todas as formas de vida do Planeta.
Mesmo com todos os avanços na área da ciência, ainda vemos grandes populações privadas de algumas tecnologias básicas.E daí encontramos um mudo com grandes injustiças sociais, e países sendo classificados como "desenvolvidos" ou "subdesenvolvidos" ou ainda em "desenvolvimento". A grande reflexão que nós químicos devemos fazer é o quanto temos contribuído para intensificação dessas desigualdades e o que podemos fazer para reversão dessa situação. E daí talvez consigamos enxergar através das vidraças do laboratório uma população e um ambiente que precise cada vez mais de nós.

A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. Alguns exemplos da atuação da Química, pode-se citar como a produção de produtos biodegradáveis, recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgotos e outros.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visite-nos

Arte

Karamoja!
Fotografia de David Pluth. História de S. Onyang  e  J. O'Kasick

Solo Rosa no Japão



Química dos cosméticos 2

O cuidado com a aparência existe desde os primórdios da civilização. No antigo Egito já se fazia uso de perfumes, unguentos e maquiagem nos olhos. Essa busca pela beleza foi se tornando cada vez maior, o que resultou em tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação dos cosméticos a que temos acesso atualmente.

A Indústria de cosméticos é responsável pela elaboração dos mais variados produtos de beleza, e para isso ela investe bilhões de dólares anualmente. Conheça a química de alguns desses produtos:

Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico. 

Geraniol


                                                    
Cremes para a pele: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.

Pós faciais: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto.

Batons: possuem na composição: álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc.

Xampus: álcool comum, álcool oleico (age como condicionador) e alginato de sódio (age como espessador) estão entre os ingredientes dos produtos que deixam seus cabelos limpos.

Desodorantes: o ingrediente AlCl3.6 H2O é fundamental, além de álcool e perfume.

Por Líria Alves de Souza

Composição das pastas dentais

Quais substâncias são responsáveis pelo seu hálito fresco?
Foto pasta dental
 Elas se classificam de acordo com suas funções e podem agir como: abrasivo, agente de polimento, espumante, umectante, edulcorante, solvente, detergente, flavorizante e agente terapêutico.

Conheça agora alguns dos ingredientes presentes em sua pasta dental:

Lauril Sulfato de Sódio: é responsável pela formação da espuma ao escovarmos os dentes e possui ação detergente.

Carbonato de cálcio (CaCO3): substância abrasiva, age durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. O contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana.

NaHCO3: Bicarbonato de sódio. Ele é um antiácido e regula o pH do meio, é classificado como abrasivo.

Fluoreto de sódio (NaF): agente terapêutico, mais conhecido como flúor. Esse componente reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita (substância de proteção contra cáries dentárias). O flúor é um importante componente, pois inibe a ação de bactérias.

Sorbitol - C6H8 (OH)6: edulcorante, essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental.

Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante.

Água e álcool etílico: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea.

Glicerina: umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.

Viu como é preciso vários componentes para garantir sua saúde bucal? Para garantir uma completa limpeza dos dentes, utilize também o fio dental.

Por líria alves de souza

Química dos Cosméticos 1

Então, vamos entender um pouco de cosméticos...

Cosmético: denominação dada aos produtos usados na limpeza, maquiagem e conservação da pele.Deriva do grego "Kosmetikos", produto para embelezar o aspecto da pessoa.

Química Cosmética: estuda os constituintes químicos que entram na composição e suas propriedades físico-químicas.Constituintes: excipientes,princípio ativo, corante, perfume etc.

Excipiente: é todo ingrediente ou conjunto de ingredientes inertes da fórmula, que facilita a dispersão do princípio ativo permitindo sua ação farmacológica.

Os elementos integrantes de uma fórmula são: emulsificantes, emolientes, plastificantes, adstringentes, sequestrantes, conservantes, perfumes,corantes, neutralizantes,fixadores,espessantes antissépticos, etc.

Exemplos de Cosméticos: pós faciais, cremes de beleza, creme para as mãos e similares,máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, rouges, blushes, batons, lápis labiais, preparado anti-solares, bronzeadores e simulatórios, rímeis, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, fixadores, laquês, brilhantinas e similares, tônicos capilares, depilatórios, preparados para unhas e outros.

Estudante, faça as "receitinhas" abaixo com orientação e supervisão do seu Professor de Química

Creme Hidratante de aveia

200 gramas de base para creme
10 ml de extrato glicólico de aveia
8 m de essência de aveia
10 ml de óleo de amêndoas

Misture muito bem com um bastão de vidro ou espátula.Para facilitar na hora de colocar nas bisnagas, coloque o creme num saquinho plástico, corte o biquinho e coloque na bisnaga.Cole uma etiqueta artesanal com o nome do produto.

Pomada para pés ressecados

100 gramas de vaselina sólida
1 colher de (chá) de mel
1 colher medida de extrato de própolis

Bater a vaselina com uma espátula, por 15 minutos até a vaselina ficar branquinha, junte o mel e por último o própolis.Ótima para pés, mãos, cotovelos, joelhos e picadas de insetos.

Fonte: www.mileumsegredosdequimica.com/cosmeticos.html


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Química dos Alimentos 7



O nutriente é, portanto, uma substância ou constituinte alimentar que é absorvido e utilizado pelo organismo para manutenção da vida.
Chamamos nutriente orgânico a uma substância que contêm na sua composição, os seguintes elementos químicos: C (carbono), H (hidrogénio), e O (oxigénio). Os nutrientes minerais não possuem pelo menos, um destes elementos. Existem dois tipos principais de nutrientes relativamente à quantidade que são necessários no nosso organismo:
- Macronutrientes: proteínas, glícidos e lípidos (necessários em grande quantidade).
- Micronutrientes: vitaminas e sais minerais (em pequena quantidade).
Aos processos de transformação dos alimentos em substâncias químicas mais simples (nutrientes), à absorção dessas substâncias e ao seu transporte das mesmas até ás células denominamos de nutrição.
Os nutrientes podem ter uma: função plástica – desempenhada por proteínas, lípidos, água e sais minerais, que consiste na formação de novos tecidos no organismo ou crescimento e reparação dos já existentes; função reguladora – desempenhada por vitaminas, sais minerais e água, responsável pela manutenção de um equilíbrio perfeito dos processos metabólicos do nosso organismo; função energética – é desempenhada essencialmente pelos lípidos e glícidos, através desta função o organismo obtém a energia necessária às actividades quotidianas.

Fonte: www. pedropinto.com
Técnicas Laboratoriais de Biologia

O que é agricultura orgânica

Conheça o sistema de produção que tem por objetivo preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo
Agricultura orgânica é o sistema de produção que não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio-ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.
 
 
 

Leitura





  • História da Química

    A química nos seus primórdios, a alquimia, tinha como objetivo o elixir da longa vida e a tranformação de metais em ouro. Passados muitos séculos, a química intervém em todos os setores da vida, como a alimentação, a farmacologia, a bioquímica, as neurociências, a metalurgia, o vestuário, o armamento, etc. O sonho dos alquimistas com a descoverta do elixir da longa vida, de algum modo, tornou-se realidade, pois a química através dos seus vários ramos é fundamental para a saúde e a longevidade e o sonho com o processo de ranformação de metais em outro também foi conseguido, com a descoberta da transformação dos elementos químicos. O objetivo deste livro é clarificar o papel da ciência na compreensão do mundo em que vivemos e de tudo o que nos rodeia. Escrito em linguagem acessível, o livro proporciona um alto nível acadêmico que permite um melhor entendimento da química e da ciência em geral, mesmo a quem não possui conhecimentos prévios.



  • LEIA!

    História da Química 4


    Esta foi a era na qual a Química floresceu. As teses de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas. O trabalho de Lavoisier levou um professor inglês chamado John Dalton a formular a teoria atônica. Pela mesma época, um químico italiano chamado Amedeo Avogadro formulou sua própria teoria (A Lei de Avogadro), concernente a moléculas e suas relações com temperatura e pressão. Pela metade do século XIX, haviam aproximadamente 60 elementos conhecidos. John A. R. Newlands, Stanislao Cannizzaro e A. E. B. de Chancourtois notaram pela primeira vez que todos estes elementos eram similares em estrutura. Seu trabalho levou Dmitri Mendeleev a publicar sua primeira tabela periódica. O trabalho de Mandeleev estabeleceu a fundação da química teórica. Em 1896, Henri Becquerel e os Curies descobriram o fenômeno chamado de radioatividade, o que estabeleceu as fundações para a química nuclear. Em 1919, Ernest Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. O trabalho de Rutherford estipulou as bases para a interpretação da estrutura atômica. Pouco depois, outro químico, Niels Bohr, finalizou a teoria atômica. Estes e outroa avanços criaram muitos ramos distintos na química, que incluem, mas não somente: bioquímica, química nuclear, engenharia química e química orgânica.

    Fonte:www.exatas.com

    História da Química 3


    A esta altura, os cientistas estavam usando "métodos modernos" de descobertas testando teorias com experimentos. Uma das grandes controvérsias durante este período foi o mistério da combustão. Dois químicos: Johann Joachim Becher e Georg Ernst Stahl propuseram a teoria do flogisto. Esta teoria dizia que uma "essência" (como dureza ou a cor amarela) deveria escapar durante o processo da combustão. Ninguém conseguiu provar a teoria do flogisto. O primeiro químico que provou que o óxigênio é essencial à combustão foi Joseph Priestly. Ambos o oxigênio e o hidrogênio foram descobertos durante este período. Foi o químico francês Antoine Laurent Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combustão. Esta era marcou um período aonde os cientistas usaram o "método moderno" de testar teorias com experimentos. Isso originou uma nova era, conhecida como Química Moderna, à qual muitos se referem como Química atômica.

    História da Química 2


    Durante esta longa era, muitos alquimistas acreditaram que metais poderiam ser convertidos em ouro com a ajuda de uma "coisa" chamada "a pedra filosofal". Esta "Pedra filosofal" nucna foi encontrada, até onde se sabe, mas muitas descobertas de novos elementos e compostos foram feitas durante este período. No inísio co sédulo XIII, alquimistas como Roger Bacon, Albertus Magnus e Raymond Lully começaram a imaginar que a procura pela pedra filosofal era fútil. Eles acreditaram que os alquimistas poderiam servir o mundo de uma melhor maneira descobrindo novos produtos e métodos para melhorar a vida cotidiana. Isso iniciou uma corrente na qual os alquimistas pararam de buscar pela pedra filosofal. Um importante líder neste movimento foi Theophrastus Bombastus. Bombastus sentiu que o objetivo da alquimia deveria ser a cura dos doentes.
    Ele acreditava que sal, enxofre e mercúrio poderiam dar saúde se combinados nas proporções certas. Este foi o primeiro período da Iatroquímica. O último químico influente nesta era foi Robert Boyle. Em seu livro: "O Químico Cético", Boyle rejeitou as teorias científicas vigentes e iniciou uma listagem de elementos que ainda hoje é reconhecida. Ele também formulou uma Lei relacionando o volume e pressão gos gases (A Lei de Boyle). Em 1661, ele fundou uma sociedade cient;ifica que mais tarde tornaria-se conhecida como a Sociedade Real da Inglaterra (Royal Society of England).


    História da Química 1


    Esta era uma era na qual as culturas Sumérias, Babilônica, Egípcias e Gregas estavam florescendo. Durante a maior parte deste período, o misticismo e a superstição prevalesceram sobre o pensamento científico. Nessa era, muitas pessoas acreditavam que os processos naturais eram controlados por espíritos, e que eles poderiam se utilizar de magia para persuadi-los a agir em seu favor. Muito pouco conhecimento químico foi conseguido, mas alguns elementos tais como o Ferro, Ouro e Cobre foram reconhecidos. Durante este tempo, os filósofos gregos Tales e Aristóteles especularam sobre a composição da matéria. Eles acreditavam que a Terra, Ar, Fogo e Água (alguns acreditavam em uma quinta substância conhecida como "quintessência", ou "éter") eram os elementos básicos que compunham toda a matéria. Pelo fim desta era, as pessoas aprenderam que o Ferro poderia ser conseguido a partir de uma rocha marrom escura, e o bronze poderia ser obtido combinando-se cobre e latão. Isso os levou a imaginar que se uma substância amarela pudesse ser combinada com uma mais dura, Ouro poderia resultar. A crença que o ouro poderia ser obtido a partir de outras substâncias iniciou uma nova era conhecida como Alquimia.
    Fonte: exatas.com

    Química das Sensações

    A Química do Amor


    Cupido usando o arco e a flecha impregnados de noradrenalina.
    Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?

    O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?

    Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?

    A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.

    Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios ocitocina e vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Química dos Alimentos 6

    Elementos necessários para a vida


    A composição química dos alimentos é decisiva para nutrir o corpo.
    Toda a matéria que constitui a Terra e os organismos vivos é formada por elementos encontrados na natureza, esses elementos são denominados de elementos naturais. A maioria desses elementos não se encontra em nosso organismo, ao todo são 88 e apenas 25 desses elementos são considerados essenciais para a manutenção da vida.

    Os macroelementos são aqueles cuja necessidade diária é superior a 100 mg, ocorrem em quantidades relativamente altas em um ou mais tecidos e são requeridos nas dietas em concentrações de 0,05 a 0,5%. Os principais macroelementos são:

    - Fósforo;
    - Potássio;
    - Sódio; 
    - Enxofre;
    - Cálcio;
    - Cloro.

    Os microelementos, chamados de elementos-traço, também precisam ser ingeridos, pois são importantes, apesar da necessidade diária ser inferior a 100 mg. Dentre eles encontramos:

    • Ferro;
    • Flúor;
    • Iodo;
    • Cobre;
    • Zinco;
    • Manganês, dentre outros.

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Química dos Alimentos 5

    O que tem no meu chiclete?


    O que torna o chiclete elástico?
    Se você é fã das gomas de mascar, principalmente daquelas que ficam horas na boca sem perder propriedades como: maciez, textura característica, sabor prolongado, etc. Saiba agora quais os ingredientes conferem todas estas particularidades dos populares chicletes sem açúcar:

    Maciez: já reparou que quando retiramos o chiclete da embalagem, o mesmo possui uma forma mais rígida que lhe confere o formato? Mas basta o colocarmos na boca e já percebemos a mudança na textura: o chiclete fica macio quando o mastigamos, sabe por quê?

    A “glicerina” presente na composição faz com que o chiclete amoleça ao ser mascado, a temperatura do interior da boca ativa esta função.
    Elasticidade: esta característica torna o chiclete único: poder mascar, fazer bolhas, brincar com o alimento, pode ser um passatempo relaxante. Surge a pergunta: qual componente é responsável por esta particularidade?

    A chamada “Goma base” é o componente principal, é produzida a partir de derivados do petróleo, este talvez seja o maior atrativo do chiclete: a massa sintética que estica e puxa.
    Sabor adocicado: o fato de não conterem açúcar não significa que não sejam doces, esta característica é proporcionada pelo “Manitol”, um adoçante natural encontrado também na beterraba.

    Mas as vantagens não param por aí, alguns desses chicletes ainda retiram manchas dentárias. Isso é possível graças ao Estearato de sódio, um esfoliante capaz de remover impurezas da superfície dos dentes, o que é claro, não dispensa a tradicional escovação.


    Estearato de sódio: sal esfoliante também presente em sabonetes.

    Aliás, a ausência de açúcar na composição ao lado da capacidade de retirar manchas, convenceu a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a aprovar esta guloseima como não prejudicial aos dentes. Daí o porquê da popularidade, além de possuir delicioso sabor e não ser calórico, ainda promove sua saúde bucal.

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola 

    Química dos Alimentos 4 / Agricultura Orgânica

    Alimentação orgânica


    Frutas cultivadas sem agrotóxicos.
    Quando se fala em alimentação orgânica, a ideia que nos vem à mente é de frutas e verduras saudáveis, com aparência e sabor naturais. Mas se todo alimento é orgânico, por que esta denominação é usada somente para aqueles produzidos sem a adição de agrotóxicos? O nome surgiu da necessidade de diferenciar os produtos convencionais dos produzidos sem a adição de adubos químicos e conservantes.

    Como tudo começou? No início, o cultivo orgânico se reservava apenas para a produção de hortaliças, mas atualmente abrange a produção de café, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e erva medicinal.

    A produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano, esse aumento se justifica pela busca constante da população por uma alimentação mais saudável, livre de substâncias tóxicas.

    E os benefícios não se limitam somente aos consumidores de produtos orgânicos, eles se estendem para as áreas de cultivo, é o que se conhece por plantio ecologicamente correto. As técnicas de produção orgânica incentivam a conservação do solo, preservação da água e redução de poluentes.

    A maioria da safra de alimentos orgânicos produzida no Brasil tem seu destino na exportação. É verdade que esses alimentos possuem um preço mais elevado se comparados com outros. Mas se existir uma conscientização por parte dos consumidores, e estes passarem a comprar mais, automaticamente vai haver uma redução do preço final do produto.

    Para saber se um alimento foi obtido pela produção orgânica, verifique o selo de certificação, ele é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico. O selo passou a ser obrigatório em virtude da Lei (aprovada em 2003) que regulamenta a produção e comercialização da agricultura orgânica no Brasil.

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Químicas dos Alimentos 3

    Cebola e lágrimas: a química explica


    Proteja os olhos do gás volátil da cebola.
    Qual a relação entre a química e as lágrimas que surgem quando cortamos cebolas? A química está envolvida desde o cheiro até a reação que provoca em nossos globos oculares, a cebola possui várias substâncias químicas que estimulam nosso olfato, paladar e infelizmente nossos olhos.

    Vamos começar pelo cheiro, qual composto é responsável por aquele delicioso cheirinho de cebola frita na manteiga? São os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H2SO4).

    Agora para explicar sobre as lágrimas precisamos ir um pouco além. Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases, estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola. A reação dá origem ao ácido sulfínico que, por ser pouco estável, acaba se transformando em um gás volátil.

    O gás obtido na reação ao se volatilizar chega até os olhos provocando uma reação desagradável nos terminais nervosos da córnea, e para se defender estes terminais ativam as glândulas lacrimais, estas por sua vez liberam as lágrimas: a hora do choro!

    Existem diversas maneiras de prevenir este aborrecimento, um deles é cortar as cebolas utilizando o ventilador. Ligue um ventilador ao seu lado e em direção transversal apontado para a cebola de modo que o gás não chegue aos seus olhos, faça o teste e constate o que foi exposto aqui.
    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Químicas dos Alimentos 2


    Você vai às compras e lá estão eles, alimentos industrializados nas mais variadas cores: vermelha, azul, verde, amarela. Tudo para chamar a atenção dos consumidores e principalmente do olhar atento das crianças, o público mais exigente.

    Mas de onde vem este turbilhão de cores? A indústria alimentícia utiliza-se de ferramentas químicas para fabricar seus produtos, e uma delas é a adição dos azocorantes.

    Os corantes sintéticos ou azocorantes possuem fórmula geral:


    Um dos mais conhecidos azocorantes é a tartrazina, compare sua estrutura molecular com a fórmula geral:



    Os grupos (OH), SO3Na e NaOOC conferem as características próprias deste corante. Quando presente em alimentos, a Tartrazina proporciona a cor amarelo-limão. Veja alguns dos produtos industrializados que contem este corante: gelatinas, balas, gomas de mascar.

    Mas o uso de tartrazina não se restringe apenas a alimentos, a substância é encontrada ainda em cosméticos e medicamentos.

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Química dos Alimentos 1

    Antiácido estomacal e sua efervescência

    Comecemos por definir o que é Bicarbonato de sódio: o principal componente dos antiácidos. Conhecido quimicamente como NaHCO3, o bicarbonato de sódio é um pó branco que constitui uma mistura cristalina solúvel em água. Este composto se classifica como alcalino solúvel e recebe também a denominação de hidrogeno carbonato de sódio.

    O Bicarbonato de sódio, quando diluído, libera gás carbônico segundo a equação:

    NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

    Como se vê, os produtos da reação são dióxido de carbono, cloreto de sódio e água.
    Repare que na presença de água, o NaHCO3 reage com os ácidos liberando CO2 (g), o responsável pela efervescência. Podemos notar a presença do dióxido de carbono ao ingerirmos o antiácido através da liberação de gás pela boca (arroto).

    Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos. O desconforto estomacal pode ser ocasionado por alimentação incorreta que estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico para auxiliar na digestão, ou ainda por ansiedade e nervosismo. Estas duas situações ocasionam o desequilíbrio de acidez estomacal.

    Até agora só apresentamos os benefícios dos antiácidos, mas como tudo em excesso é prejudicial apresentamos o lado negativo: se for feita a neutralização do ácido gástrico diariamente, haverá um aumento de gases no estômago em razão da liberação de CO2 dos efervescentes.

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    quarta-feira, 10 de agosto de 2011

    Só para divertir

    Jason Mraz - I'm Yours

    A Química do chocolate que faz bem


    Páscoa é sempre época de tomar cuidado para não exagerar no consumo de chocolate. Mas com moderação, é possível saboreá-lo o ano inteiro. Segundo o professor César Zucco, presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o chocolate faz bem à saúde se ele for amargo, com 60% a 70% de cacau, não contiver leite na formulação e ingerido em pequenas quantidades, cerca de 25 gramas por dia.
    O chocolate amargo tem em sua composição até 70% de derivados do cacau, portanto significativas quantidades de flavonóides, com o dobro da capacidade antioxidante do chocolate ao leite e muito menos açúcar. As gorduras existentes no chocolate amargo são a monoinsaturada, derivada do ácido oléico, também encontrada no azeite de oliva, que favorece o aumento do HDL, colesterol “bom”; o ácido esteárico que, embora seja uma gordura saturada, não altera o colesterol total. Por último, o ácido palmítico, gordura saturada que, embora aumente o colesterol prejudicial à saúde, é compensado pelos efeitos positivos do ácido oléico”, explica o professor.


    blog  AIQ (Ano Internacional da Química) Química para um mundo melhor
    http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/aqui-tem-quimica/

    Entenda a bula dos cosméticos

    A Química está presente em todos os produtos de beleza: nas matérias-primas responsáveis pela limpeza e hidratação da pele e do cabelo; no pigmento que dá cor à maquiagem; no protetor solar, que protege a pele contra os raios solares, nos polímeros de tratamento capilar que alisam ou dão volume e maciez aos fios; nos esmaltes para as unhas, nas embalagens que preservam os produtos e facilitam seu uso, entre outros exemplos.

    Em produtos para maquiagem, por exemplo, uma matéria-prima bastante utilizada são os pigmentos inorgânicos à base de óxido de ferro, que dão cor aos cosméticos, como sombras, batons, máscaras para olhos e base para o rosto.
    Para ler a matéria completa, acesse o portal da Rede Anhanguera de Comunicação.

     blog  AIQ (Ano Internacional da Química) Química para um mundo melhor

    http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/aqui-tem-quimica/

    A Química Doce, Amarga e Perfumada

    Como parte do Ciclo de Conferências do AIQ, a palestra “A Química doce, amarga e perfumada” terá como objetivo apresentar os aspectos das sensações de amargo e doce, além dos odores e suas relações com o desenvolvimento atual científico e tecnológico.

    As sensações de amargo, doce e dos odores fazem parte do conjunto das percepções das plantas e dos animais. Para os seres humanos, elas são responsáveis por diversos momentos da vida, mas para os animais algumas dessas sensações representam a diferença entre a vida e a morte. Essas percepções são causadas por substâncias químicas naturais ou sintéticas que representam cadeias produtivas importantes para a economia dos países. Produtos naturais, como carboidratos, terpenos, fragrâncias, alcaloides e flavonoides, são utilizados in natura ou servem de inspiração para novos fármacos, adoçantes sintéticos, fragrâncias.
    Conferencistas: Claudia Rezende (IQ-UFRJ, Rio de Janeiro), Vitor Ferreira (IQ-UFF, Niterói, RJ) e Ângelo da Cunha Pinto (IQ-UFRJ, Rio de Janeiro).

    blog  AIQ (Ano Internacional da Química) Química para um mundo melhor
    http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/aqui-tem-quimica/

     

    A Química na construção


                        

    O poliestireno expansível, conhecido como EPS, é uma espuma plástica muito usada na construção. A Vila Panamericana no Rio de Janeiro em 2007, as obras na BR 101 – no Nordeste, entre os estados de Paraíba e Pernambuco – e em Santa Catarina, a obra do aterro da cabeceira do viaduto principal de acesso à cidade de Tubarão são exemplos do uso de EPS para estabilização de solos.
    A Basf é uma das empresas produtoras no Brasil. O produto pode ser até 100 vezes mais leve do que outros materiais tradicionalmente utilizados para o mesmo fim, como cinza e areia. O baixo peso do produto torna seu manuseio mais fácil, reduz custos e aumenta a segurança da mão de obra e a rapidez na execução da obra.
    Devido à expansão do setor de construção no Brasil com o Campeonato Mundial de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a demanda por EPS está em crescimento.

     blog  AIQ (Ano Internacional da Química) Química para um mundo melhor

    http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/aqui-tem-quimica/

    domingo, 7 de agosto de 2011

    Cientistas e Inventores Negros


    Autoria de Nelso Pascarelli Filho*

     
    • Alexander Miles, elevador;
    • Alice Parker, fornalha de aquecimento;
    • C. J. Walker, artefatos para cuidar do cabelo;
    • Charles Drew, preservação estocagem de sangue, implantou o primeiro banco de sangue do mundo;
    • Dr. Daniel Hale Williams, executou a primeira cirurgia aberta de coração.
    • Elbert R. Robinson, bonde elétrico;
    • Dr. Ernest E. Just, fertilização e a estrutura celular do ovo, mundo a primeira visão da arquitetura humana ao explicar
    • como trabalham as células;
    • Frederick Jones, ar condicionado;
    • Garret A. Morgan, semáforo e primeira máscara contra gases;
    • George T. Samon, secadora de roupas.
    • John Love, apontador de lápis;
    • William Purvis, caneta-tinteiro;
    • George Washington Carver, métodos de cultivo que salvaram a economia do sul dos Estados Unidos na década de 1920;
    • Granville T. Woods, transmissor do telefone que revolucionou a qualidade e distância que podia viajar o som;
    • Jan E. Matzelinger, máquina de colocar solas nos sapatos;
    • John Standard, geladeira;
    • Joseph Gammel, sistema de supercarga para os motores de combustão interna;
    • Lee Burridge, máquina de datilografia;
    • Lewis Howard Latimer, filamento de dentro da lâmpada elétrica;
    • Lloyd Quarteman, primeiro reator nuclear na década de 1930;
    • Lloyde P. Ray, pá de lixo;
    • Lydia O. Newman, escova para pentear cabelos femininos;
    • McCoy, sistema de lubrificação para máquinas a vapor;
    • Dra. Patricia E. Bath, dispositivo laser para cirurgia de cataratas;
    • Dr. Philip Emeagwali, computador mais rápido do mundo, 3,1 bilhões de cálculos por segundo, possibilitando estudar o aquecimento global, as condições do tempo e determinar como o petróleo flui sob a terra;
    • Percy L. Julian, o desenvolvimento do tratamento do mal de Alzheimer e do glaucoma;
    • Philip Downing, caixa de correio;
    • Raphael E. Armattoe, encontrou a cura para a doença do verme da água da Guiné com sua droga Abochi;
    • Richard Spikes, inventou a mudança automática de marchas;
    • Roberto E. Shurney, pneumáticos de malha de arame para o robô da Apolo XV;
    • Sarah Boone, tábua de passar roupas.
    • Thomas W. Stewart; esfregão para limpar o chão;
    • W. A. Lovette, prensa de impressão avançada;
    • John Burr, máquina de cortar grama;
    • William Berry, máquinas de carimbo e cancelamento postal;
    • William Hinton, primeiro manual médico sobre a sífilis;
    (*) Nelson Pascarelli Filho; Conferencista, Consultor Científico-Educacional. Escritor com 16 livros didáticos.
    Biólogo, Filósofo, Bacharel em Psicologia, Psicanalista, Licenciado em Pedagogia. Prof. Titular de Ciências Naturais da SME/ SP.


    Autoria de Nelson Pascarelli Filho*